Vimos o vídeo “O que é Design Thinking Canvas”, disponível no site designthinkingforeducators.com. Ele trouxe uma reflexão sobre o papel do professor como criador de projetos para as nossas ideias.
Depois vimos outro vídeo dtparaeducadores.org.br falando sobre o mesmo tema, em português. Nele, vimos as etapas do DTC: descoberta; interpretação (insights dos mais simples aos mais sonhadores - a “tempestade”); ideação; experimentação (protótipo - desenhos, encenação, material digital etc); evolução (compartilhar as ideias).
Em seguida, lemos os conceitos dos passos do DTC no livro disponibilizado no SIGAA, Design Thinking para Educadores. Quando a professora explicou novamente nossos trabalhos finais, especificamente, o projeto para solucionar um problema real relacionado à área da Educação.
A partir da discussão teórica, nos reunimos em grupo e partimos para criar o nosso projeto educacional seguindo o método do DTC.
Momento de construção do projeto de DTC |
A discussão iniciou-se a partir das questões em torno da Educação à Distância - EAD, que é uma área comum de atuação de duas de nossas professoras componentes deste grupo de estudo. O cenário portanto é a EAD, de sede na cidade capital do Rio Grande do Norte, Natal, mais especificamente o curso de graduação de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - e o de Espanhol do Instituto Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte - IFRN.
Persona: Público adulto que cursa a graduação, que mora longe da capital, que trabalha de dia, na sua maioria, e que estuda nos polos.
O problema identificado, considerado muito sério pelas professoras, é a falta de acesso por parte dos alunos à Plataforma Moodle - ambiente virtual de aprendizagem dos alunos para realização de suas atividades, assistir as aulas, tirar dúvidas. Sendo a principal forma de interação entre professores, tutores e alunos nesta modalidade de ensino. Portanto, é imprescindível que todas as pessoas envolvidas nesse modelo de educação aproveitem o maior número de possibilidades do ambiente Moodle. Este problema nos faz imaginar uma série de possibilidades, cuja principal, ao nosso ver, é buscar maneiras de atrair a atenção dos alunos para ele. Mas, como?
Partindo para a interpretação, em busca de possíveis soluções, tivemos muitas ideias e fomos registrando-nas: seria possível criar uma rede social dentro do Ambiente Moodle? Criar grupos de conversa no estilo chat secreto dentro do Moodle? Mudar o design do Moodle para algo mais atrativo visualmente e também sua navegabilidade? Estimular aulas no estilo Skype?
Depois de explorarmos alternativas para resolução do nosso problema, partimos para a construção de uma resolução viável: a ideação. Concluímos que o que estávamos buscando seria uma maneira de chamar a atenção para o Moodle, incentivando o acesso e a movimentação desse ambiente por parte dos alunos e também dos professores. Criamos então, a ideia de um aplicativo para celular para comunicação e direcionamento ao Moodle, um aplicativo que permita o usuário estar logado em tempo real com notificações. Chamamos esse aplicativo de Dinamoodle.
Na fase da experimentação, imaginamos os detalhes para o nosso Dinamoodle. Ele terá 4 partes:
1) EduChat: Um chat no estilo WhatsApp para que seja possível formar grupos globais, grupos privados e onde objetvo principal é que, e maneira, descontraída, e até secreta, os usuários possam se reportar a assuntos relacionados ao seu curso.
2) EduVídeos: Uma lugar para alimentação de vídeos curtos, onde os professores e tutores possam deixar convites para aulas, explicações descontraídas sobre o funcionamento do Moodle, apresentações de si mesmo e dos alunos.
3) EduNotícias: Para notificações em tempo real de aulas, de materiais, de avisos de alimentação de notas, entre outras notícias, tudo com links direcionando o aluno para o Moodle.
4) EduLive: Para conversação ao vivo no estilo Skype para que todos e todas possam debater, analisar aprendizados, para feedbacks.
Esboço do Projeto DTC
Para o exercício do método de Design Thinking Canvas, nos foi apresentado o modelo abaixo:
Quadro modelo para o desenvolvimento do projeto de DTC |
Nenhum comentário:
Postar um comentário