Aprendizagem Baseada em Problemas

Aprendizagem baseada em problemas


Como se processa o conhecimento?
Refletindo a respeito das teorias de Piaget e Vygotsk sobre o desenvolvimento cognitivo, nos deparamos os conflitos que envolvem a construção do conhecimento. Enquanto Piaget discute que as funções de conhecimento estão relacionadas à visão de mundo que incluem o pensamento; as funções de representação e tudo que represente um significado qualquer, usando um significante determinado; e as funções afetivas, que constituem para Piaget, o motor do desenvolvimento cognitivo. Para Vygotsk a aprendizagem está relacionada à interação entre as pessoas (mediação). Segundo ele, o conhecimento ocorreria a partir de experiências provenientes de sua cultura, o aprendizado se daria pelo meio externo.  
Quer ler mais sobre Piaget e Vygotsk, acesse https://pedagogiaaopedaletra.com/comparando-teoria-piaget-vygotsky/
A zona de desenvolvimento proximal (nível de desenvolvimento potencial que é determinado através da solução de problemas com a ajuda de um mediador) baseado na teoria de Vygotsk que partimos para a aprendizagem baseada em problemas.


A situação problematizadora pode surgir a partir do aluno ou pode ser apresentado pelo professor-mediador.


Etapas:
Quer sabre mais sobre ABP?
Acesse:
Aula 2 de David Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário